Como Fazer o Melhor Humus da Vida: Dicas para a sua Pasta sair Perfeita

Como Fazer o Melhor Humus da Vida

O homus uma pasta feita a base de grão-de-bico e pasta de gergelim muito utilizada na gastronomia mediterrânea. Sua origem é incerta, e diversos países do Oriente Médio alegam a posse da receita original. Nutritiva e cheia de benefícios para a saúde, o homus pode ser encontrado pronto em supermercados e lojas especializadas, e também pode ser feito em casa.

Quais são os ingredientes do homus?

Os ingredientes para o preparo do homus caseiro são simples e você consegue encontrá-los com facilidade. O ingrediente mais diferente é o tahine, a pasta de gergelim, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais e até pela internet.

Para fazer o homus caseiro de qualidade você vai precisar:

  •  1 xícara (chá) de grão-de-bico seco;
  • 1/2 xícara (chá) de tahine;
  • 2 dentes de alho;
  • suco de 1 limão;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Algumas receitas utilizam cebola, e você pode acrescentá-la sem problemas se gostar.

Como fazer homus caseiro

O grão-de-bico é um dos ingredientes principais do homus, e por isso é importante que você escolha um grão-de-bico de qualidade. Pode ser o grão-de-bico seco ou em lata, embora muitos chefs prefiram o seco. Na hora de cozinhá-lo, existem duas maneiras: você pode cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão ou na panela comum, porém, da segunda maneira é necessário deixar o grão-de-bico de molho por pelo menos 12 horas.

Preparo

O primeiro passo para fazer o seu homus caseiro é cozinhar o grão-de-bico. Basta juntar o grão-de-bico, a água e o bicarbonato de sódio. Seja na panela de pressão, seja na panela comum, o grão-de-bico deve cozinhar por cerca de 1 hora, para ficar bem macio. O bicarbonato entra para ajudar a amaciar o grão e garantir que as cascas soltem com facilidade.

Quando o grão-de-bico estiver cozido, desligue o fogo e transfira o conteúdo inteiro da panela para uma vasilha. Com ajuda de uma colher ou garfo, mexa bem o grão-de-bico que está na água para ajudar a casca a soltar. Reserve por alguns minutos. Durante esse tempo, você perceberá que o grão decantará e as cascas ficaram boiando, então é só removê-las. Não dá para negar que esse passo é bem chatinho, mas ele ajuda a garantir um homus supercremoso.

Com o grão-de-bico sem casca e ainda quente, despeje-o no processador, junte o sal, o tahine, o alho, a pimenta-do-reino e aproximadamente duas colheres de sopa da água do cozimento. Bata bem até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o suco de limão e algumas pedras de gelo. Bata novamente até obter um creme bem lisinho. Adicionar o gelo é o pulo do gato para garantir um homus muito cremoso e aerado!

É importante que o seu homus fique relativamente líquido, porque ele engrossa bastante quando esfria. Outra dica é nunca adicionar azeite no preparo, apenas para servir, porque o grão-de-bico já é bem gordo e acrescentar mais gordura pode deixar o seu homus muito pesado. Você também pode usar e abusar de temperos diferentes como cominho e pimenta síria para elevar ainda mais o sabor da pasta.

Tem que tirar a casca do grão-de-bico?

Remover a casca do grão-de-bico para fazer homus é uma das dicas mais importantes para garantir que ele ficará bem cremoso. No entanto, a gente entende que esse passo é demorado e até mais chatinho; por isso, caso você esteja com pouco tempo, não tem problema deixar as cascas, sua pasta só não ficará tão lisinha.

Como engrossar o homus?

Se você deseja um homus mais denso, utilize menos água do cozimento na hora de batê-lo no processador. No entanto, como falamos anteriormente, o homus engrossa quando esfria e, por isso, é melhor deixá-lo levemente mais líquido quando estiver preparando.

Como tirar o gosto amargo do homus?

O limão é acrescentado na mistura exatamente para diminuir esse sabor amargo do homus. Além disso, o tipo de tahine usado também influencia no quesito amargor: dê preferência aos tahines mais branquinhos, que possuem um sabor mais leve.

Quanto tempo dura o homus caseiro?

O homus caseiro dura cerca de 5 dias, por isso, ele deve ser consumido rapidamente e feito em quantidades pequenas se a intenção for armazená-lo na geladeira.

 

Pode congelar o homus?

Pode, sim! O homus caseiro dura até 3 meses no congelador. O ideal é separá-lo em potinhos pequenos para evitar congelá-lo de novo. Quando for usar, não esqueça que ele deve descongelar na geladeira.

Como consumir o homus?

O homus é uma pasta muito versátil, com sabor bem leve, e pode ser consumido de diversas maneiras. A mais comum é junto com pão árabe, mas você também pode usar a pasta para rechear sanduíches e wraps.

Fonte: Tudo Gostoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima