Benefícios do Café de Açaí

Café de Açaí

Alô, amantes do café: aí vai uma variação não tão conhecida, mas que promete ser igualmente deliciosa: o café de açaí!

Não se sabe exatamente quem inventou a bebida, mas indícios mostram que ela surgiu no interior do Pará, criada por agricultores locais que sofriam com a falta do café tradicional na região. O seu sabor é um pouco mais ácido do que o do seu irmão mais velho, mas o café de açaí sai na frente no quesito benefícios nutricionais. Ficou curioso? Saiba mais sobre ele:

Como é feito o café de açaí

O processo de fabricação do líquido à base de açaí é bem parecido com o da versão clássica. Primeiro, os grãos do fruto escuro são selecionados e deixados no sol para secarem e perderem seus “pelos”. Além disso, eles também são peneirados com frequência.

Em seguida, começa a fase de torrefação, que leva cerca de uma hora. Por fim, os grãos são moídos e embalados rapidamente, para que não percam aroma ou sabor.

Benefícios do café de açaí

Conheça os principais benefícios do café de açaí:

1 – É rico em nutrientes

Como vitaminas A, D, E, e K, essenciais para diversas funções do organismo. A vitamina A, por exemplo, é conhecida por combater o envelhecimento, reforçar a imunidade e proteger a saúde dos olhos. Já a vitamina D, por outro lado, está ligada ao fortalecimento dos ossos. E a vitamina E é boa para pele e cabelo, enquanto a K ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

2 – Regula o intestino

Por conter muitas fibras, o café de açaí é amigo do sistema digestivo e contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

3 – Não possui cafeína

Boa opção para quem é mais sensível à cafeína, substância que, em grandes quantidades, pode causar irritabilidade, insônia, dores de estômago e tremores musculares.

4 – Ponto para o meio ambiente

Geralmente, o caroço do açaí é jogado fora. Desse modo, agora há uma utilidade para ele!

Como preparar o café de açaí em casa

O modo de preparo do café de açaí é idêntico ao do tradicional. Contudo, você precisará de, em média, uma colher de sopa a mais da variação para atingir o mesmo grau de amargor e cor. Para preparar, basta colocar cerca de três copos americanos (meio litro) de água para ferver. Depois, acrescentar quatro colheres de sopa de pó de açaí em um coador, e jogar a água já quente por cima. Melhor, ainda, é consumir sem açúcar!

Fonte: Vitat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima