Sinais Vitais: saiba como identificar e viver bem

Sinais Vitais

O nome já diz! Sinais vitais são as medidas corporais básicas de um ser humano, essenciais para que ele esteja bem, e devem ser medidos e acompanhados por profissionais sempre que o indivíduo desejar saber como vai a saúde, bem como quando não estiver sentindo-se bem.

Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial. Os profissionais adequados para examiná-lo são os profissionais da área da saúde e na falta deles, é possível tentar medir em casa, mas em casos de qualquer dúvida ou alteração, busque auxílio médico imediatamente.

Quais são os sinais vitais?

São as frequências Cardíacas e frequências Respiratórias
É preciso utilizar as mãos. Então, para avaliar a frequência cardíaca, coloque os dedos indicador e médio na artéria radial, que está localizada na parte interna do pulso, próxima ao polegar, e sinta a pulsação. Caso não seja possível, podemos verificar na artéria carótida, localizada na lateral do pescoço, também utilizando os dois dedos e pressionando. Mas, cuidado para não apertar demais, pois dessa forma poderá prejudicar a medição. Então, pressione apenas o suficiente para sentir o batimento.

Os batimentos devem ser verificados durante um minuto ou por 30 segundos. Geralmente, adultos em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Para verificar a frequência respiratória, ponha a mão próxima às narinas do paciente para sentir se há entrada e saída de ar. Outra forma é encostar a cabeça no tórax do paciente e sentir os movimentos.

Temperatura Corporal

A melhor forma para medir a temperatura do paciente é por meio de um termômetro. Há diversas opções no mercado, de vidro, digital, de ouvido, entre outros. Ele também pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Higienize o aparelho com álcool antes de utilizá-lo e caso seu termômetro seja a pilha, veja se há bateria, pois poderá comprometer o resultado.

Temperatura elevada acima de 38º apresenta quadro febril e, a melhor forma é procurar um profissional. Estar febril é um indicativo de que algo não está funcionando bem. Enfim, fique atento.

Pressão Arterial

A pressão arterial pode ser medida com aparelhos específicos. Em locais especializados em saúde, há equipamentos automáticos e instrumentos manuais para fazer a medição.

O paciente deverá ficar em repouso, quieto e sem que tenha acabado de realizar algum esforço físico, mesmo que mínimo. É considerada normal uma leitura menor que 120/80 (ou 12/8). Valores maiores que esses são classificados como hipertensão (pressão alta) e o paciente deve procurar um médico cardiologista. Ela também pode ser medida fora dessas condições em pacientes que estão sendo resgatados de situações de urgência ou emergência.

Fonte: Central de Consultas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima