Saiba se pode ser menopausa…
A maioria das mulheres entra na menopausa entre os 48 e 51 anos, mas isso não é uma regra e a mulher pode começar a sentir as ondas de calor típicas da menopausa aos 42 anos.
A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo.
Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.
Após o surgimento dos sintomas a menopausa pode demorar até 5 anos para se instalar e durante este período chamado de climatério os sintomas como calor repentino, dificuldade para dormir, dor de cabeça e a menstruação irregular podem surgir com maior ou menor intensidade.
Quando a mulher começa a apresentar estes sintomas antes dos 42 anos de idade, uma situação um pouco menos comum, diz-se que é uma menopausa precoce. Basicamente, quanto mais cedo surgirem os primeiros sintomas, mas cedo a mulher irá entrar na menopausa.
Diferença entre Pré-menopausa e Menopausa Precoce
A única diferença entre a Pré-menopausa e Menopausa Precoce é a idade que a mulher tem quando surgem os primeiros sintomas. Todas as mulheres vão passar pelo período da pré-menopausa, também chamado de climatério, no entanto, somente as mulheres que apresentarem os primeiros sintomas antes dos 42 anos de idade é que estarão na menopausa precoce.
A menopausa precoce pode estar relacionada a problemas de saúde que envolvem alterações hormonais ou doença ovariana que leva estes órgãos à falência. Assim eles deixam de produzir hormônios, a mulher deixa de ovular e consequentemente já não é capaz de engravidar. Mas como esse processo costuma ser lento, algumas mulheres engravidam durante este período.
Você sabia que a Menopausa aumenta o risco de doenças cardiovasculares nas mulheres?
Sintomas da menopausa
São sintomas característico da menopausa:
- Ondas de calor que surgem de forma repentina e chega a molhar o corpo de suor;
- Secura vaginal e diminuição da libido, o que diminui o interesse pelo contato íntimo;
- A pele e os cabelos perdem brilho e elasticidade e se tornam mais secos;
- Menstruação irregular.
Por vezes a mulher apresenta um sintoma num mês e outros no mês seguinte, até que com o passar do tempo eles vão se intensificando e se tornando mais presentes. O ginecologista chega a conclusão de que a mulher está na menopausa após 12 meses de ausência menstrual.
mulher pensativa
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos.
Além disso, o médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa.
Em que consiste o tratamento?
O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva.
Ele pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista à base de estrogênio e progesterona, mas é contraindicado para mulheres que apresentam hipertensão descontrolada ou colesterol alto. Neste caso, pode-se sugerir a suplementação com soja, por exemplo.
Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais, como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), sob orientação médica.
Fonte: Tua Saúde