Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana

Os 14 primeiros sintomas de gravidez

Durante a gestação, acontecem muitas mudanças no corpo feminino. Estas mudanças, inclusive, são o primeiro alerta de que um bebê está a caminho. Para tirar suas dúvidas, conheça agora os principais sintomas de gravidez.

Outrossim, os sinais e sintomas de gravidez não só podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher. Por isso, o Dr. Márcio Alcântara, ginecologista e diretor do Hospital Regional Unimed, elencou os 14 primeiros sinais e sintomas de gravidez, que, nesse post, também chamaremos de eventos iniciais da gravidez, separados por semanas.

Descobrindo a gravidez

De acordo com o Dr. Márcio, se tratando da gravidez, os eventos iniciais são inespecíficos e, às vezes, se apresentam em pequena intensidade, podendo até ser confundidos com outras situações clínicas, como: náuseas nas patologias infecciosas, digestivas ou de alteração do equilíbrio; atraso menstrual; sensação de inchaço; aumento de peso; e a mastalgia (dores mamárias) que se apresenta na segunda fase do ciclo.

Similarmente, quando o óvulo é fertilizado e o embrião se implanta na parede uterina, a mulher pode apresentar algumas queixas inespecíficas, como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido e alterações no muco vaginal. Contudo, o mais comum, são os primeiros sintomas de gravidez surgirem apenas entre a 5ª e 6ª semana da gestação. Segundo o Dr. Márcio, “Neste período, muitas mulheres apresentam a sensação de mamas aumentadas, doloridas e até as temidas náuseas, alterações hormonais típicas do período”, esclarece.

No segundo mês, com mais de 60 dias de atraso da menstruação, os primeiros sintomas ainda podem persistir, acrescidos a pigmentação nos mamilos e nas genitais e a formação de uma linha mais escura na divisão central do abdômen, conhecida por linea nigra ou linha alba.

14 sintomas de gravidez iniciais

Após a fecundação, uma vez que é o momento em que o espermatozoide se encontra com o óvulo na trompa e quando ocorre a implantação do embrião no útero, as mulheres passam por inúmeras alterações hormonais e transformações que podem incluir:

  1. Atraso menstrual
  2. Cólica abdominal
  3. Mamas sensíveis e aumentadas
  4. Aumento da libido
  5. Alterações no corrimento vaginal
  6. Náuseas, enjoos e vômitos
  7. Vontade frequente de urinar
  8. Aumento do sono
  9. Constipação intestinal
  10. Alterações do paladar e aversão a cheiros fortes
  11. Cansaço frequente
  12. Alterações de humor
  13. Surpreendentemente, sangramento vaginal
  14. Abdômen inchado

Os primeiros sintomas de gravidez semana a semana

Primeira semana

Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal.

Segunda semana

Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente.

Terceira semana

Pequeno sangramento vaginal (pouco comum).

Quarta semana

Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Quinta semana

Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.

Sexta semana

Constipação intestinal, além disso ocorre o aumento do cansaço e sono , alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.

Por fim, caso tenha alguns dos sintomas e esteja em dúvida, realize um exame de sangue para confirmar suas suspeitas.

Fonte: Unimed Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima