Durante a gestação, acontecem muitas mudanças no corpo feminino. Estas mudanças, inclusive, são o primeiro alerta de que um bebê está a caminho. Para tirar suas dúvidas, conheça agora os principais sintomas de gravidez.
Outrossim, os sinais e sintomas de gravidez não só podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher. Por isso, o Dr. Márcio Alcântara, ginecologista e diretor do Hospital Regional Unimed, elencou os 14 primeiros sinais e sintomas de gravidez, que, nesse post, também chamaremos de eventos iniciais da gravidez, separados por semanas.
Descobrindo a gravidez
De acordo com o Dr. Márcio, se tratando da gravidez, os eventos iniciais são inespecíficos e, às vezes, se apresentam em pequena intensidade, podendo até ser confundidos com outras situações clínicas, como: náuseas nas patologias infecciosas, digestivas ou de alteração do equilíbrio; atraso menstrual; sensação de inchaço; aumento de peso; e a mastalgia (dores mamárias) que se apresenta na segunda fase do ciclo.
Similarmente, quando o óvulo é fertilizado e o embrião se implanta na parede uterina, a mulher pode apresentar algumas queixas inespecíficas, como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido e alterações no muco vaginal. Contudo, o mais comum, são os primeiros sintomas de gravidez surgirem apenas entre a 5ª e 6ª semana da gestação. Segundo o Dr. Márcio, “Neste período, muitas mulheres apresentam a sensação de mamas aumentadas, doloridas e até as temidas náuseas, alterações hormonais típicas do período”, esclarece.
No segundo mês, com mais de 60 dias de atraso da menstruação, os primeiros sintomas ainda podem persistir, acrescidos a pigmentação nos mamilos e nas genitais e a formação de uma linha mais escura na divisão central do abdômen, conhecida por linea nigra ou linha alba.
14 sintomas de gravidez iniciais
Após a fecundação, uma vez que é o momento em que o espermatozoide se encontra com o óvulo na trompa e quando ocorre a implantação do embrião no útero, as mulheres passam por inúmeras alterações hormonais e transformações que podem incluir:
- Atraso menstrual
- Cólica abdominal
- Mamas sensíveis e aumentadas
- Aumento da libido
- Alterações no corrimento vaginal
- Náuseas, enjoos e vômitos
- Vontade frequente de urinar
- Aumento do sono
- Constipação intestinal
- Alterações do paladar e aversão a cheiros fortes
- Cansaço frequente
- Alterações de humor
- Surpreendentemente, sangramento vaginal
- Abdômen inchado
Os primeiros sintomas de gravidez semana a semana
Primeira semana
Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal.
Segunda semana
Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente.
Terceira semana
Pequeno sangramento vaginal (pouco comum).
Quarta semana
Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.
Quinta semana
Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.
Sexta semana
Constipação intestinal, além disso ocorre o aumento do cansaço e sono , alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.
Por fim, caso tenha alguns dos sintomas e esteja em dúvida, realize um exame de sangue para confirmar suas suspeitas.
Fonte: Unimed Fortaleza