Saiba como um exame de sangue pode prever risco de infarto
“Um simples Exame de Sangue pode Prever Risco de Infarto com até 5 anos de antecedência”. De acordo com um estudo recente do EbioMedicine, pacientes com níveis mais altos de anticorpos – moléculas produzidas pelo sistema imunológico – do tipo “imunoglobulina G (IgG)” são menos propensos a problemas cardiovasculares, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
“Preocupado com a sua saúde e bem-estar? Não perca mais tempo sem a proteção necessária. Solicite agora um orçamento rápido e seguro para o seu plano de saúde. Clique aqui >> e descubra como podemos ajudá-lo a cuidar de si mesmo da melhor forma possível.”
No novo trabalho, pesquisadores acompanharam 1.753 pessoas, em tratamento para pressão alta ao longo de cinco anos. Destes, 470 sofreram algum evento cardiovascular durante o período de acompanhamento. Além disso, observou-se que os voluntários com maiores níveis do anticorpo IgG corriam menos risco de ter doença coronariana. Bem como infartos, AVC ou outro problema cardiovascular, independente de outros fatores de risco como pressão alta e nível de colesterol.
“Vincular um sistema imunológico mais forte com uma maior proteção contra ataques cardíacos é uma descoberta muito excitante. Nós esperamos poder usar a nova descoberta para estudar os fatores que levam algumas pessoas a ter um sistema imunológico que ajuda a protegê-las contra o problema, enquanto outras não. Esperamos também explorar formas de fortalecer o sistema imunológico para ajudar a proteger contra doenças cardíacas.”, disse Ramzi Khamis, pesquisador e coautor do estudo.
Arterosclerose
A principal causa de doença cardiovascular é a arterosclerose – acúmulo de depósitos de gordura nas paredes das artérias – que pode restringir o fluxo sanguíneo do coração. De acordo com os pesquisadores, embora o nível de imunoglobulina não seja considerado um fator relevante para o risco de doença cardiovascular, há evidências de que certos tipos, como a “G”, poderiam reduzir o risco de aterosclerose, enquanto outros, poderiam aumentar esse risco. Atualmente, o risco de um paciente sofrer de problemas cardiovasculares é calculado a partir de seu histórico médico, idade, sexo, pressão e colesterol.
A descoberta tem o potencial de ajudar a calcular de forma mais precisa o risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco a partir de um exame simples e barato. Além disso, pacientes que fazem tratamento com estatinas ou betabloqueadores talvez não precisem mais destes medicamentos se seu sistema imunológico for forte o suficiente para protegê-los.
Agora, os pesquisadores irão realizar um estudo com outros perfis de pacientes e descobrir formas de fortalecer o sistema imunológico e aumentar a produção de anticorpos do tipo “IgG”. Estes são os anticorpos responsáveis por proteger de infecções virais e bacterianas, por isso, além de serem encontrados em todos os fluidos corporais, eles são os anticorpos mais abundantes em nosso organismo.
Fontes: Revista Veja e Jornal El País
Gostou do nosso post?
Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares usando os botões de compartilhamento abaixo.
Além disso, não deixe de conferir os links abaixo dos nossos artigos mais acessados no nosso canal de notícias e dicas de saúde.
Benefícios de tomar água de alho
Sucos naturais que ajudam a controlar a febre
Os 16 Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Saúde