O mel está presente no nosso café da manhã e também nas conhecidas “misturinhas” contra a gripe e dor de garganta. Além de delicioso, ele tem diversas propriedades que fazem muito bem para nossa saúde.
mel no pote
Veja alguns dos benefícios do mel que vão muito além do que você imaginava:
1. Hidrata a pele
O mel é uma espécie de hidratante natural para qualquer tipo de pele, desde as mais secas até as oleosas. De acordo com a dermatologista americana Patricia Farris, o efeito hidratante é por causa das moléculas de açúcar que ajudam a segurar a água na pele.
Como usar: aplique o mel diretamente na pele ou utilize produtos naturais que contêm extrato de mel na composição. Passe o mel na pele após o banho quente (pois a pele estará limpa e os poros mais abertos) e deixe agir por cerca de 20 minutos. Lave com água e ponto!
2. Ajuda a suavizar os sintomas da ressaca
Quem nunca teve a famosa ressaca depois de uma bebedeira que atire a primeira pedra. Mas, o mel pode lhe ajudar.
Tente comer mel na torrada no café da manhã do dia seguinte. Cientistas do RoyalSociety od Chemistry, na Inglaterra, sugerem que os ingredientes presentes no mel podem ajudar a suavizar os sintomas da ressaca. Um destes ingredientes é o açúcar que ajuda seu corpo a quebrar o álcool de uma forma mais efetiva.
3. Ajuda a combater o envelhecimento
Quanto mais escuro é o mel, mais antioxidantes ele contém. Os antioxidantes combatem os radicais livres e, com isso, conseguem prevenir danos das células. Ou seja, além de prevenir o envelhecimento, estas substâncias são poderosos aliados contra o câncer.
Não sabe quando consumir o mel? Substitua o açúcar refinado por ele. Além de ser mais natural, ainda vai te dar doses diárias de antioxidantes. Mas use-o com moderação, já que continua sendo um alimento bem doce. O ideal, segundo o Amercian HeartAssociation , é de uma colher de sopa e meia por dia, em média.
4. Remédio poderoso contra a dor de garganta
Sim, sua avó estava certa o tempo todo. “Beber chá ou água morna com limão misturado com mel é uma maneira antiga de aliviar a dor de garganta. O mel pode ser um supressor de tosse eficaz também”, disse o médico James M. Steckellberg, da Mayo Clinic.
5. Poderoso cicatrizante
Estudos revelam que o mel tem propriedades que estimulam o crescimento dos tecidos, aumento da epitelização e minimiza as cicatrizes, sendo portanto, um ótimo cicatrizante natural.
“O principal uso clínico do mel é ajudar no tratamento deferidas”, disse Joseph Feuerstein, diretor do Stamford Hospital.
6. Antibactericida
Diversos estudos mostram que o mel tem o poder de matar bactérias, sendo efetivo até mesmos nas mais resistentes como E. coli e salmonela. Ele é um antimicrobial poderoso por causa das abelhas, que depositam peróxido de hidrogênio no mel enquanto sintetizam o pólen das flores.
Fonte: Huffpost