ANS inclui medicamento para atrofia muscular espinhal no rol de coberturas obrigatórias

ANS inclui medicamento para atrofia muscular espinhal no rol de coberturas obrigatórias - Onasemnogeno abeparvoveque (Zolgensma®)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde em 6 de fevereiro, incluindo mais quatro tecnologias.

Destacou-se o tratamento pediátrico para a Atrofia Muscular Espinhal tipo I, Onasemnogeno abeparvoveque (Zolgensma®). O medicamento imunobiológico Romosozumabe para mulheres com osteoporose na pós-menopausa também foi incluído.

A ANS incluiu os medicamentos Dupilumabe e Zanubrutinibe após avaliação técnica e discussão nas reuniões técnicas da Comissão de Atualização do Rol. Esses são produtos biológicos que regulam, reparam ou modificam a expressão de um gene.

O Zolgensma® tornou-se a primeira terapia avançada na lista de coberturas obrigatórias das operadoras de planos de saúde, conforme a Lei 14.307 de março de 2022. A ANS deve incluir tecnologias positivamente avaliadas pela Conitec no Rol em 60 dias.

A ANVISA aponta que essas terapias avançadas oferecem grandes promessas terapêuticas, mas representam um desafio na garantia da qualidade, segurança e eficácia.

A ANS atualiza regularmente o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar é atualizado regularmente pela ANS para incluir novas tecnologias que ofereçam tratamentos eficazes aos pacientes.

Grupo Saúde Brasil