Retração da gengiva: entenda porque ela é cada vez mais comum e saiba evitá-la

A retração da gengiva, ocorre quando há diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto. Ela pode acontecer em apenas um dente ou em vários.

Estima-se que mais da metade da população mundial entre 18 e 65 anos de idade tenha pelo menos um dente acometido por essa doença. Por isso, pensando na sua saúde bucal, vamos esclarecer as principais causas da retração gengival e as formas de evitá-la.

O que causa a retração da gengiva?

Vários motivos contribuem para a causa e agravamento do problema, mas, entre os mais comuns estão:

Excesso de força durante a escovação

O uso da força durante a escovação pode machucar sua gengiva.

Bruxismo

O bruxismo, popularmente conhecido como ranger dos dentes, também gera desgaste dos dentes e perda óssea, e consequentemente a diminuição do tecido ósseo bucal.

Doenças periodontais

A periodontite é uma doença que se inicia com a inflamação da gengiva, causada principalmente por placa bacteriana e tártaro. Como consequência, ela pode causar retração gengival, diminuição do osso de suporte do dente, e amolecimento do dente.

Mau posicionamento dos dentes

Dentes encavalados dificultam a higiene bucal e, por isso, são mais suscetíveis a doenças periodontais.

Genética

As características da sua gengiva são determinadas pela genética, assim como todo o resto do seu corpo. Portanto, se seus pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.

Uso de piercing nos lábios ou na língua

O atrito do metal na gengiva pode causar um trauma inflamatório e consequentemente a retração da gengiva.

Procedimentos odontológicos realizados de forma errada

Implantes dentários, aparelho ortodôntico, clareamento e restaurações são alguns dos exemplos de procedimentos odontológicos que podem causar a retração da gengiva quando realizados de forma incorreta.

Idade

Com o passar dos anos é natural ocorrer a diminuição do tecido ósseo e uma maior propensão da retração da gengiva. Trata-se de um fato fisiológico e atinge mais algumas pessoas do que outras.

Agora que já conheço as causas, como faço para tratá-la?

O tratamento da retração gengival depende do grau em que ela se encontra. Apenas um dentista pode realizar o diagnóstico correto, identificar as causas e apresentar as possíveis soluções.

Quando diagnosticada precocemente não é necessário nenhum tratamento complexo para a correção. Seu dentista é o profissional responsável pelas orientações.

E em caso de situações mais graves, é necessária uma raspagem ou até mesmo alguma intervenção cirúrgica. Essa é a solução mais indicada para casos em que a retração da gengiva é causada pela periodontite.

Como prevenir a retração gengival?

A prevenção passa por um conjunto de medidas. São elas:

  • Escove os dentes e utilize o fio dental sempre após as refeições;
  • Dê preferência a escovas com cerdas macias;
  • Evite alimentos e bebidas açucaradas. E em caso de consumo, escove os dentes logo na sequência ou faça um bochecho com água;
  • Efetue limpezas e exames odontológicos regularmente;
  • Evite o fumo, pois o cigarro é altamente prejudicial para a gengiva;
  • Vá ao dentista sempre que notar qualquer alteração em seus dentes ou gengivas.

Cuidar da saúde bucal é muito importante, pois ela influencia diretamente em nossa qualidade de vida. A boca é um grande indicador de bem-estar e uma infecção oral pode afetar todo o seu corpo. Seja gentil com seus dentes e com você!

Fonte: MetLife