O que é Plano de Saúde com Coparticipação?
Vale a pena contratar planos de saúde nessa modalidade?
Entenda detalhadamente como funciona um plano de saúde com coparticipação e se é vantajoso para você.
Ao optar por um plano de saúde com coparticipação, o beneficiário desfruta de mensalidades mais acessíveis, porém, toda vez que utilizar o plano, será cobrada uma taxa pelo serviço utilizado.
Qual o valor dessa taxa? Quando ela será cobrada?
Conforme regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a taxa de coparticipação não pode ultrapassar 30% do valor do evento médico. Esta taxa incide sobre o valor cobrado pela clínica, hospital ou laboratório à operadora de plano de saúde, não sobre o valor de um procedimento particular.
É importante ressaltar que não há cobrança de coparticipação após a internação do beneficiário. Após a internação, mesmo que haja procedimentos adicionais, não será cobrada coparticipação.
Plano de saúde com coparticipação é recomendado para indivíduos saudáveis, que não utilizam muito o plano, mas desejam se prevenir de eventualidades. Também é uma opção para empresas que buscam oferecer benefícios aos funcionários, desestimulando o uso indevido do plano.
Exemplo prático de coparticipação:
Dona Maria optou por um plano com coparticipação devido ao custo mais baixo, adequado ao seu orçamento. Após o período de carência, ela precisou de atendimento de emergência.
No mês seguinte, além da mensalidade programada, Dona Maria notou uma cobrança adicional de R$30,00 devido ao atendimento de emergência.
Para Dona Maria, o plano com coparticipação foi uma boa escolha. E para você? Considere os pontos apresentados e consulte um consultor de plano de saúde autorizado do Grupo Saúde Brasil para orientação.
Não deixe mais um dia passar sem um plano de saúde!
Redação: Márcia Oliveira