O uso da mochila é um hábito comum e auxilia no transporte dos materiais escolares. Entretanto é bom estar atento, pois a mochila pesada pode causar dores e desvios na coluna.
Usar mochila é uma forma prática de levar os materiais escolares e é utilizada por grande parte dos estudantes. Entretanto, apesar de ser um material de grande auxílio, a mochila pode ser um grande perigo quando utilizada de maneira inadequada. A seguir, vamos falar os principais erros quando o assunto é o transporte da mochila e os problemas que o uso inadequado da mesma pode desencadear.
→ Uso incorreto da mochila
A mochila é um objeto de fato bastante útil no transporte dos materiais escolares, entretanto, muitos estudantes acabam levando na mesma muito mais do que é necessário para aquele dia, o que gera um peso exagerado. Além disso, muitos carregam a mochila em apenas uma das alças, sobrecarregando apenas um lado do corpo, o que também é errado.
O recomendado é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do indivíduo. Além disso, o ideal é que a mesma sempre seja composta por três pontos de apoio, uma alça em cada ombro e uma terceira alça que é usada para prender na cintura do estudante. Isso faz com que a coluna não seja sobrecarregada.
Imagine que um indivíduo pese 50 kg. Isso significa que sua mochila não pode ter mais que 5 kg. |
Não podemos nos esquecer ainda que a mochila com rodinhas é uma importante aliada nesse processo. Entretanto, quando o puxador não está bem ajustado, pode fazer com que ocorra a torção do tronco para carregá-la, o que também pode desencadear problemas. O ideal é ajustar o puxador em uma altura que permita que o indivíduo permaneça com os ombros nivelados, sem encurvar o corpo.
→ Problemas desencadeados pela mochila pesada
O uso inadequado da mochila, com excesso de peso e sendo carregada em apenas um lado do corpo, pode ser de certo responsável por uma série de problemas, que afetam, principalmente, a coluna. O maior problema está certamente no fato de que crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento musculoesquelético e, portanto, podem ter sua postura corporal amplamente prejudicada.
A seguir, citaremos alguns problemas desencadeados pela mochila pesada que podem acontecer a curto ou a longo prazo:
- Alterações na postura a partir do momento em que se coloca a mesma.
- Alterações na forma de caminhar.
- Alterações no equilíbrio ao transportar a mochila, o que aumenta o risco de quedas.
- Dores nas costas.
- Com o tempo, podem surgir problemas posturais, como a hipercifose ou escoliose. A hipercifose é um desvio da coluna que deixa ombros e pescoço inclinados para a frente, formando a famosa corcunda, enquanto a escoliose é um desvio lateral da coluna.
Não podemos nos esquecer que outros hábitos inadequados podem prejudicar a coluna. Portanto, fatos como sentar de maneira inadequada e praticar exercícios físicos de maneira incorreta podem também colaborar para o surgimento dos problemas acima citados. Desse modo, não devemos avaliar apenas a mochila como responsáveis por esses problemas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% da população do mundo apresentará pelo menos uma vez durante a vida um episódio de dores na coluna em decorrência de hábitos posturais inadequados. |
→ Dicas para prevenir problemas relacionados à mochila
Para não prejudicar a saúde, uma dica é avaliar se tudo que está na mochila é realmente necessário.
Veja algumas dicas simples para evitar problemas que podem ser desencadeados pelo uso de mochilas a seguir:
- Descubra o peso da sua mochila.
- Leve para a escola apenas o material necessário.
- Cadernos de muitas matérias podem ser um peso desnecessário. A opção por fichários pode ser uma boa alternativa, uma vez que é possível levar apenas a matéria daquele dia.
- Opte por mochilas fabricadas em material leve.
- Escolha mochilas com alças largas e aquelas que possuem cinta que pode prender na cintura.
- Lembre-se sempre de ajustar adequadamente as alças e usar sempre as duas alças, uma em cada ombro.
- Caso utilize mochilas com rodinhas, lembre-se de usar o puxador até que ele esteja de fato ao alcance das mãos. Isso fará que o corpo permaneça reto.
Fonte: Health Care Brasília